quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Empregando


Motivado por frequentes discussões sobre relação "empresa X empregado", resolvi firmar meu ponto de vista.

Segundo a wiki, empresa "pessoa jurídica com o objetivo de exercer uma atividade particular", e empregado "pessoa contratada para prestar serviços para um empregador".


/me empresa


Tenho objetivos, relacionamento com clientes/mercado, dependo (enquanto as máquinas/tecnologia não substituir por completo o trabalho e vivermos exclusivamente para o ócio) do empregado. Prova disso é o fato do mercado estar barrado de crescer por falta de mão de obra qualificada ;)


/me empregado

Cedo 40+ horas semanais da minha vida à empresa \o/. Quero momentos bons, ou quero $$, ou quero ser só mais um, ou quero passar o tempo no facebook, ou quero fazer acontecer e mudar o mundo, ou quero usar aquilo que aprendi, ou só quero usar o cérebro, ou <ponha seu objetivo aqui>.


<dica> acrescente o campo "objetivo" no seu cv e seja realista com você mesmo ;)


Simbiose

Tanto empresa como empregado precisam estar em comum acordo, achar um equilíbrio, intersecção é fundamental para qualquer tipo de relação duradoura. Um pega as crianças na escola enquanto o outro cozinha.

O serviço prestado deve gerar valor suficiente para que o mesmo se pague e traga mais retorno ao empregador. 

O empregador mais experiente avalia não somente o lado técnico do empregado, mas seus aspectos humanos, afinal, o empregado normalmente não trabalha sozinho, precisa se relacionar com objetos animados além do 0 e 1 =P

Cada um tem suas metas, sonhos, ambições, problemas e cérebro.

Há quem largue tudo e comece sua própria empresa devido a insatisfação (isso pode ser falta de maturidade, mas não vem ao caso). Há quem empreende na própria empresa. Há quem trabalha pensando como sócio. Há quem quer trabalhar no google porque é cool. Há quem quer entrar as 9 e sair as 18. Há quem <motivação pessoal para o trabalho>.

/me experiência

Já trabalhei em empresas grandes e estáveis, mas a falta de desafios técnicos me desmotivaram até o ponto de eu sair (Minha mãe até hoje acha que fui demitido, porque era o sonho dela ver o filho numa grande empresa). 

Os tempos mudaram, meus pais buscavam estabilidade, eu busco qualidade de vida, se meu trabalho (50 ~ 80 horas/semana) me agrega qualidade de vida(ócio criativo), e paga as contas, por que não?

Xingando

Absurdo é empregado pedir plano de carreira para empresa... <> /me respira 5 segundos <>

Amigo... não culpe a empresa por sua incompetência. A empresa não tem obrigação de oferecer plano de carreira, a carreira é sua e não da empresa. Faça acontecer, se ali não acontece, então vá pra onde acontece ;)