segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 #win

Apesar de ser o primeiro post, trato a seguir o que de importante presenciei no curto ano de 2010!

Janeiro - Março > já trabalhava na DeltaX desde 2008, posso dizer que foi minha primeira experiência profissional. Nessa empresa conheci caras bons - Renato Santos, Daniel Santana, Robson Sobral, Fábio Marques e Paulo Cuellas. Foi meu primeiro contato com Perl (mas não foi aqui que me tornei fã da linguagem), PostgreSQL e Linux - open source. Passei um tempo na YouDB. Minha saída foi no fim de março, juntamente com o Daniel Santana, desde então trabalho na Folha de São Paulo.

Abril - Maio > Passei por uma outra empresa onde conheci Edmilton Neves (gente fina), que me chamou para o Encontro NoSQL, esse foi meu segundo contato com mundo open source.

A partir desse momento percebi como a comunidade de tecnologias livre são importantes e responsáveis pela adoção de tais.

Ainda em maio fui à algumas palestras da Global Code - após uma dessas palestras começei a pensar sobre o lembre.se ^^ -, fui ao Workshop SP-pm, \o/, onde conheci programadores Perl de verdade e descobri que não sabia nada de Perl (o que é bom para quem quer aprender, aliás o nível técnico da comunidade Perl é high-level, você cresce por osmose ou não consegue conversar - o que acho ótimo :P)

Julho > FISL - melhor investimento da minha carreira até o momento - onde conheci a galera do Ubuntu, PoliGNU, PHP e principalmente Perl - tomei 2 horas de conversa com Garu e Ruoso que mudaram minha cabeça, resumindo entendi a beleza e graciosidade do Perl =) #win. Nesse evento entendi o que é o "espírito livre" da comunidade open source. Me identifico com tal e desde lá sou defensor de sofwtare livre :)

Agosto > Encontros sociais (ES) da SP-pm, onde conheci o Maluco, Solli e o Russo, principalmente conheci uma cerveja de verdade e desde lá estou apaixonado por tais =). Valeu Russo pela NewCastle. ES é um ótimo lugar para encontrar bons profissionais para não falar sobre tecnologia e tomar cerveja. Apareçam no próximo ES ;)

Outubro > Iniciei minha prestação de serviço na Ibiz - halft-time - \o/. O pouco tempo que estou aprendi muito e ensinei bastante, está muito bacana essa experiência. =)

Dezembro > \o/ - Encontro GTUG no Google - apresentei o lembre.se. Infelizmente estou com uma vida corrida, mudando de casa, e o lembre.se ainda não está 100% =/. Comecei a me educar financeiramente #win.

Esse ano foi o melhor ano de minha vida, aprendi muito e conheci pessoas que espero ter contato o resto da vida =). Fui aperfeiçoado por pessoas melhores que eu.

Próximo ano será de muito trabalho - gostaria de chamar "trabalho" de sementes - a plantar.

=))